Aeroportos nacionais cresceram 4,3% em 2024 e atingiram recorde de 70,4 milhões de passageiros
Os aeroportos portugueses registaram um crescimento de 4,3% no número de passageiros movimentados em 2024, atingindo um novo recorde de 70,4 milhões de viajantes ao longo do ano, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira, 13 de fevereiro.
O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, manteve-se como o principal ponto de entrada e saída do país, concentrando 49,8% do total de passageiros e atingindo um novo máximo de 35,1 milhões de passageiros processados, também num crescimento de 4,3% face a 2023.
No Porto, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro registou um aumento de 4,8%, totalizando 15,9 milhões de passageiros, enquanto o Aeroporto de Faro alcançou os 9,8 milhões de passageiros, um crescimento de 2,0%.
Além do aumento no tráfego de passageiros, os aeroportos portugueses também registaram um crescimento de 0,9% no número de aeronaves processadas em voos comerciais, totalizando 245,9 mil movimentos.
Reino Unido continua a liderar fluxos internacionais
O ranking dos principais países de origem e destino manteve-se inalterado em 2024, com o Reino Unido a liderar, registando aumentos de 1,4% nos passageiros desembarcados e 1,3% nos embarcados. França seguiu como o segundo principal mercado, embora tenha apresentado decréscimos de 3,3% e 3,6%, respetivamente. Espanha, Alemanha e Itália completaram a lista dos cinco principais mercados internacionais
Com estes resultados, 2024 confirmou-se como um ano de forte recuperação e crescimento para os aeroportos nacionais, reforçando a importância do setor aéreo na mobilidade e turismo em Portugal.