Gestão Automática de Portagens: integração no Way2Rentals

Para responder às exigências do Decreto-Lei n.º 84-C/2022 e simplificar os processos de gestão, a plataforma Way2Rentals integra funcionalidades que otimizam o acompanhamento das passagens em portagens.

A gestão de uma frota de rent-a-car envolve inúmeros detalhes, desde o controlo de contratos ao pagamento de portagens. A integração do Sistema Via Verde na Way2Rentals garante o cumprimento legal e:

  • Reduz a carga administrativa.
  • Evita perdas financeiras relacionadas com cobranças não realizadas.
  • Aumenta a confiança e a satisfação dos clientes.

A plataforma Way2Rentals tem uma integração, com o sistema Via Verde, que possibilita agilizar o processo dos contratos de portagens.

1. Verificação Automática das Passagens

A integração do sistema Via Verde na plataforma Way2Rentals permite verificar automaticamente todas as passagens realizadas durante os períodos de aluguer. Estas são diretamente associadas aos contratos dos clientes, eliminando a necessidade de processos manuais e reduzindo erros administrativos.

2. Gestão de Repúdios

Nem sempre é possível cobrar ao cliente os valores referentes às portagens – seja por falta de fundos ou por outras razões. Nesses casos, a plataforma permite que as empresas de rent-a-car processem repúdios das cobranças.

  • Repúdio Simples: Seleção de uma única passagem que não pode ser cobrada.
  • Repúdio Múltiplo: Permite identificar várias passagens num único processo, agilizando a gestão de cobranças não realizadas.
    Esta funcionalidade garante uma maior eficiência na comunicação com os operadores de portagens e ajuda a rent-a-car a minimizar prejuízos.

O Que Diz o Decreto-Lei n.º 84-C/2022?

De acordo com o artigo 27.º deste diploma legal, as empresas de rent-a-car passam a estar obrigadas a equipar os seus veículos com identificadores para o pagamento automático de portagens.

  1. Obrigatoriedade de Identificadores Ativos: Todas as viaturas devem estar equipadas com identificadores Via Verde ou similares, que sejam válidos e operacionais.
  2. Responsabilidade de Liquidação: As empresas de rent-a-car são responsáveis pelo pagamento imediato dos valores das portagens associadas aos veículos da sua frota.
  3. Cobrança aos Clientes: Após efetuarem a liquidação, cabe às empresas a tarefa de cobrar esses valores aos clientes que utilizaram os veículos durante o período em questão.

Se está à procura de uma solução que ajude a sua rent-a-car a enfrentar estes desafios legais, entre em contacto para saber mais sobre as funcionalidades do software Way2Rentals.